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Empresas que estão adequadas à LGPD são sinônimo de seriedade

Empresas que estão adequadas à LGPD são sinônimo de seriedade

Empresas que estão adequadas à LGPD são sinônimo de seriedade

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020, antes era associada a multas e sanções administrativas, mas agora está atrelada aos seus aspectos positivos, como evitar ataques cibernéticos, melhorar a reputação e trazer mais competitividade para os negócios. Daí a importância de se trabalhar com empresas que já estejam adequadas às leis, pois além desses benefícios é uma garantia de seriedade. Isso sem falar que empresas que não estiverem adequadas ficarão para trás se comparadas à concorrência. 

Entre os benefícios que que se adequar à LGPD trazem para sua empresa, destacam-se o aumento da credibilidade, a melhora na segurança, a valorização do marketing e o aumento de sua produtividade. Também é preciso evidenciar o aumento da proximidade dos clientes com as organizações, que ocorre por meio de abordagens menos invasivas, melhorando assim a experiência do cliente. Isso faz com que o interesse do consumidor cresça naturalmente diante de determinada marca ou produto.

Essa melhora no relacionamento com o cliente através da confiabilidade e do respeito à privacidade ocorre devido à necessidade do consentimento para captação e tratamento de dados pessoais, deixando claro para o cliente a finalidade da coleta de dados e dando a ele conhecimento sobre o uso de suas informações, resultando num alcance positivo do público-alvo.

Confira alguns benefícios alcançados pelas empresas que aderiram à LGPD:

Melhora na segurança
Um dos principais benefícios da LGPD é ajudar a prevenir os ataques cibernéticos. De acordo com um levantamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as notificações sobre ataques cibernéticos no Brasil cresceram 220% no primeiro semestre de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020. Portanto, proteger os dados é essencial para garantir a continuidade da empresa e minimizar danos e prejuízos financeiros. 

Por isso, a LGPD obriga as empresas a reverem suas regras de privacidade e segurança, e uma das recomendações é utilizar ferramentas tecnológicas que sigam os três pilares da segurança da informação (o chamado CID): 

Confidencialidade: restrito somente a usuários autorizados, com logins, senhas e outros mecanismos que garantam a confidencialidade das informações;

Integridade: garantir que todas as informações sejam preservadas em seus formatos originais, sem sofrer interferências externa;

Disponibilidade: as informações devem estar disponíveis 24 horas por dia para que possa ser acessada quando necessário.

Aumento da credibilidade: ao proteger os dados respeitando a lei, a empresa mostra que se preocupa com a privacidade de seus clientes, colaboradores e parceiros comerciais, o que aumenta a confiança do mercado e pode, inclusive, atrair novos negócios.

Esse cuidado atrelado à uma relação transparente, melhora a reputação e a imagem da empresa, pois cada vez mais as pessoas evitam consumir produtos ou serviços de empresas que têm histórico de vazamento. Cuidar da imagem da empresa vai além das mídias sociais, engloba toda a operação.

Maior competitividade: ao organizar a empresa, é possível também detectar falhas e fazer melhorias nos processos e são essas medidas que ajudam no planejamento estratégico e influenciam o crescimento do negócio.

A LGPD pode contribuir para que gestores e empresas possam expandir, e oferecer melhores produtos e serviços aos clientes. Investir na privacidade é uma estratégia de negócio, que melhora a eficiência operacional e rende maior fidelidade e confiança dos clientes.

Valorização do marketing e aumento de sua produtividade: ao eliminar informações pessoais irrelevantes ao negócio a empresa irá focar nas informações realmente decisivas e necessárias, com bancos de dados alimentados com informações de clientes verdadeiros e relevantes. 

O uso de dados reais e atualizados possibilita uma comunicação clara com o cliente, com mensagens de acordo com as necessidades e desejos do público a ser impactado. Dessa forma, os investimentos serão utilizados de forma assertiva e inteligente, aumentando a credibilidade das campanhas de marketing.


Fontes: Sites Actionsys, Contábeis e Tenbu

Crédito da Imagem: iStock.com/guvendemir

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