A logística promocional tem papel fundamental para o sucesso das ações de trade marketing

Mundial Group abril 11, 2022

O papel que a logística promocional desempenha dentro do processo de realização das estratégias de trade marketing é fundamental para o sucesso das ações e campanhas. Isso porque ela vai além do conceito de logística que as indústrias e empresas conhecem, que está atrelada a entregas e ao transporte de materiais. A logística promocional usa novas tecnologias e estratégias que visam englobar áreas que vão além da distribuição e o fazem de forma integrada; e a distribuição não se preocupa apenas em transportar e entregar seus produtos, mas sim em prezar pela qualidade de toda uma cadeia e pela estratégia ao redor.

Vale ressaltar que a logística promocional cuida de todo o planejamento logístico, ou seja, pensa nas características de uma campanha de marketing desde os fornecedores até os pontos de venda (PDVs) e exposição, além de ser responsável pelas embalagens para movimentação e armazenagem, pela positivação do PDV, entre outros. Ou seja, o marketing e a logística são departamentos que se complementam, pois têm muito em comum. E a relação fica ainda mais estreita quando o assunto é trade marketing, que trabalha com estratégias B2B, para unir a empresa ou a indústria produtora ao varejo até chegar ao shopper

Portanto, para que as ações de trade marketing ocorram sem falhas e obtenham sucesso, os conceitos de logística precisam ser aplicados corretamente. Por exemplo, em uma ação que tem a mesma data de início em vários PDVs a chegada e instalação dos produtos precisam cumprir o prazo e isso só será possível se a logística promocional for bem planejada e executada. Ou seja, marketing e logística são interdependentes. 

A estreita relação entre trade marketing e logística promocional

Tanto o trade marketing quanto a logística promocional estão em expansão, justamente por estarem preparados para atender à demanda do público, afinal, são responsáveis pela gestão desde a produção da mercadoria até a chegada ao shopper.

Enquanto a logística é responsável pela parte de recebimento do material promocional, armazenagem, estoque, preparação de kits, transporte e instalação no PDV; o trade marketing é o elo entre a empresa, o distribuidor e o varejo, além de ser o responsável pela coleta de dados dos canais e do comportamento do shopper. O trade marketing também une as informações para realizar a melhor aceitação do produto, prepara e orienta as equipes de promotores, direciona como será a organização na gôndola, sempre visando atrair o consumidor e aumentar as vendas. Embora sejam departamentos independentes, quando unem forças geram resultados positivos e maior eficiência nas ações. Por isso estão em crescimento. 

Vale destacar que quanto mais séria, inovadora, comprometida e personalizada for a empresa de logística, maior será o seu sucesso. Afinal, a logística promocional deixou de ser um fator apenas operacional dentro das empresas/indústrias e se transformou num ponto estratégico e diferenciado. 

E a aplicação da logística promocional é uma estratégia viável independente do tamanho ou do ramo de atuação da sua empresa, basta ter objetivos bem definidos, como tecnologias e infraestrutura adequadas. Engana-se quem pensa que para isso é necessário investimentos altíssimos, portanto restrito somente a grandes redes de varejo, pois é possível que essa logística seja feita por uma empresa externa. 

Confira algumas ações da logística promocional para entender melhor como ela age sobre o trade marketing:

  • A logística promocional cuida do processo de transporte de produtos da indústria até o PDV, além de materiais promocionais para campanhas;
  • Acompanha a montagem e o manuseio de kits promocionais para ações de trade marketing;
  • Cuida da locação de espaços para campanhas fora do PDV específico, como áreas de shoppings para ações de ativação;
  • É responsável pelo fim da campanha, que envolve todo o descarte, devolução e encerramento do manuseio dos produtos.

Fontes:  Sites BM 360, CLog Logística, Viena Lo

Crédito da Imagem: iStock.com/jacoblund

    Fale Conosco

    Mensagem enviada com sucesso!