Cross merchandising: aplique esse conceito e aumente as vendas do seu PDV!

admin novembro 12, 2019

Aumentar as vendas no PDV é um objetivo unânime de todo estabelecimento, mas apenas expor seus produtos não garante a venda. Existem diversas técnicas para tornar as suas vitrines mais atrativas, e o cross-merchandising é uma delas.

O Cross-Merchandising nada mais é que o comércio cruzado de produtos. Ele consiste em dispor produtos diferentes, mas complementares, próximos uns aos outros no ponto de venda. Essa prática agrega valor à experiência de compra do seu cliente e impulsiona a venda de produtos de baixo giro.

Pense que nem sempre um cliente vai com uma lista pronta do que precisa comprar, então ter produtos complementares próximos uns aos outros aumenta a predisposição do cliente de comprar o “kit completo”.

E como aplicar isso?

Vamos te explicar de maneira bem prática:

Imagine que você tem um supermercado, e o cliente chega até ele para comprar os ingredientes para fazer um churrasco. Dessa forma, você pode dispor os produtos para churrasco bem próximos, por exemplo:

A carne pode ficar no freezer e próximo a ele o carvão, o sal grosso, o acendedor de churrasqueira e até os equipamentos podem estar próximos à visão do cliente, como tábua de carne, espeto para churrasco, grelhas, churrasqueiras elétricas, entre outros.

Live Marketing

Outra maneira de impulsionar as vendas com o Cross-Merchandising é empregando os conceitos de live marketing, utilizando-se de exposições e degustação, por exemplo: uma degustação de vinhos pode estar próxima a exposição de queijos, que vão muito bem se consumidos juntos! 

Parece simples, mas pare para pensar em quantos produtos no seu PDV não estão seguindo essa lógica e você pode estar inclusive perdendo suas vendas.

Gostou das dicas? Conte nos comentários!

Fale Conosco

Mensagem enviada com sucesso!