Siga-nos!

Fidelizando parceiros em um caminho de sucesso

Fidelizando parceiros em um caminho de sucesso

William Toshio Ishikawa fala sobre o CD construído em 2018 focado em Produtos Originais FARMA, destacando a visão da empresa em surpreender seus clientes.

Para explicar os detalhes valorizados pela Mundial Logistics na hora de desenvolver projetos personalizados e exclusivos, entrevistamos William Toshio Ishikawa, nosso gerente de projetos. Toshio explicou um pouco sobre o modo como esse Centro de distribuição modificou a nossa infraestrutura e permitiu que expandíssemos nossas próprias possibilidades, além de tratar sobre os processos de sua idealização.

Cada empresa tem suas peculiaridades e características em relação à logística, e, para que façamos um bom trabalho, é necessário desenvolver um projeto sob medida para cada necessidade, atendendo à risca seus objetivos. Todo o Projeto do Centro de Distribuição foi focado em Produtos Originais FARMA, como citado por Toshio, este foi construído com base no atendimento aos rigorosos requisitos – tanto do cliente quanto dos órgãos regulatórios – e proporcionou alterações no “mindset” e “know how” da Companhia como um todo.

Além disso, esse CD é um armazém projetado para atender de forma dedicada e exclusiva um dos maiores players da indústria farmacêutica, e, consequentemente, a Mundial Logistics precisou se reinventar enquanto empresa logo após ganhar a concorrência em abril de 2017.Foi um projeto desafiador e que idealizava recursos e infraestrutura, até então desconhecidas pela Mundial, e que resultou na necessidade de planejamento de várias e complexas etapas de trabalho, desde a conceituação até a materialização física de cada um dos requisitos projetados”, conta William Toshio.

Dentre as várias necessidades previstas para o Centro de Distribuição, destacam-se 4 projetos:

  • Sistema de Climatização;
  • Sistema de Armazenagem;
  • Sistema de Refrigeração;
  • Sistema de Automação.

Um dos principais requisitos para atender a indústria farmacêutica é o armazenamento dos medicamentos em ambientes climatizados, cuja temperatura deve obedecer à faixa de 15º C a 25º C e manter a integridade e propriedades farmacológicas dos produtos.

Sendo assim, foi desenvolvido um esquema para a instalação de um sistema de climatização que proporcionasse a temperatura requerida por todo o armazém. Aspectos de fundamental importância para a sua eficiência foram observados: “O sistema de climatização projetado deveria proporcionar a homogeneidade da temperatura por todo os 17.000 m² do CD e possibilitar a estanqueidade necessária para a obtenção da maior eficiência dos equipamentos. Assim, contamos com a instalação de conjuntos evaporador-condensador, totalizando uma capacidade de 360 Toneladas de Refrigeração, centenas de ventiladores tipo ‘Boosters’ e isolamento térmico por todo o armazém, desde o forro até as paredes laterais, frontais e fundo”, explica o gerente.

Para o sistema de armazenagem, foram instaladas, além das estruturas porta pallets tradicionais, um tipo de estrutura não convencional, denominada estruturas dinâmicas, visando a eficiência dos processos de separação de produtos por meio de um sistema automatizado.

O profissional aqui entrevistado conta que, para essas duas necessidades acima citadas, consumiu-se exato 1 mês para a definição dos requisitos, da obtenção dos orçamentos necessários por meio da abertura de concorrência ao mercado, da definição dos fornecedores ideais e do planejamento do cronograma de produção e instalação.

Outro requisito para o Centro de Distribuição foi a necessidade de um ambiente refrigerado, com temperatura na faixa de 2º C a 8º C, somado a uma instalação com temperatura negativa. De acordo com Toshio, “o cliente possui em seu portfólio de produtos alguns itens termolábeis que, além do armazenamento refrigerado, necessitam também de condições especiais para a distribuição, onde os produtos devem estar acondicionados em caixas de isopor providas de gel maturado, para o mantenimento da temperatura durante o processo de transporte. Esse requisito fez com que a Mundial Logistics, durante o projeto de implantação do novo CD, se mobilizasse para a construção de uma câmara fria com temperatura de 2º C a 8º C e uma câmara com temperatura até -20ºC para a maturação do gel”.

E, completando os diferenciais do projeto, foi instalado um sistema de separação automático de pedidos constituído por 900 metros de esteiras, Controladores Lógico Programáveis, Interface Homem-Máquina, Tecnologia Picking To Light, Impressoras e Aplicadoras Automática de Etiquetas e Sistema de Sortimento tipo Desviadores de Roldanas Direcionáveis.

Por fim, William Toshio menciona a amplitude desse trabalho, que envolveu a contratação e gestão de 33 diferentes fornecedores diretos em um período de 2 anos, e, a partir disso, foi possível concretizar um Centro de Distribuição “state-of-the-art” e, certamente, um dos mais modernos do país.

O objetivo da Mundial Logistics é encontrar soluções transformadoras que agreguem valor aos nossos negócios e superar as expectativas de nossos clientes mediante projetos inovadores.

Faça negócio com quem sabe atender e tem experiência no mercado para somar aos seus projetos e para aumentar suas vendas.

Confira abaixo como foi a construção desse projeto:

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo para que a nossa equipe entre em
contato com você: