Siga-nos!

Modais de transporte de cargas da Mundial Logistics Group primam pela rapidez e logística na distribuição de produtos

Modais de transporte de cargas da Mundial Logistics Group primam pela rapidez e logística na distribuição de produtos

Condução de produtos é momento fundamental na cadeia produtiva, e erros e omissões durante a fase de transporte podem gerar custos adicionais desnecessários e comprometer a reputação de uma empresa

O transporte de cargas é um elemento fundamental na área de logística. Essa condução proporciona momentos essenciais da cadeia produtiva, como a entrega de matérias-primas para a produção de mercadorias, além da distribuição dos artigos acabados. É necessário muito cuidado e responsabilidade ao fazer os produtos saírem do ponto A para chegarem ao ponto B sem que haja qualquer tipo de falha nesse processo, algo que pode comprometer a reputação de uma empresa.

Omissões ou erros durante a fase de transporte podem, ainda, gerar custos adicionais e desnecessários, causando um verdadeiro “efeito dominó”, com atraso na fabricação, falta de reposição em peças danificadas ou mesmo na substituição de produtos imprecisos com aquilo que foi requisitado pelo comprador. 

Modais de transporte de carga

Esses produtos são levados em lotes em quase 100% das vezes, mas o que vai definir qual a melhor alternativa de transporte para cada tipo de mercadoria são alguns fatores como prazos, rotas, custos, local, riscos de operação, restrições inerentes ao produto e até mesmo ao tipo de transporte, como horário de circulação de caminhões em vias de grandes metrópoles, por exemplo. É muito comum, até mesmo usual, que esses modais de transporte se alternem em uma mesma etapa de locomoção dos produtos, o chamado multimodal.

No mercado de transporte de cargas são utilizados diversos tipos de modais, isto é, modelos de locomoção de mercadorias que levam o produto do local de fabricação até o seu destino final.

A Mundial Logistics Group possui diversos tipos de modais, um dos principais modais de transportes oferecidos é o Aéreo.

Possuímos parceria com as principais companhias aéreas, onde garantimos a melhor tarifa e trazemos mais agilidade ao processo de transporte.

Nossos serviços são divididos em três modelos: Aéreo Convencional, Aéreo Expresso e Aéreo Próximo Dia

Aéreo Convencional (door-to-door): Ideal para quem precisa de flexibilidade, agilidade, custo-benefício. São realizadas coletas diárias, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil. O modelo door-to-door (“de porta a porta”, em tradução para o português) tem algumas vantagens em relação aos outros serviços, sendo praticidade a principal.

Aéreo Expresso: Nesse modal, a carga é despachada no primeiro voo disponível para o destino. Aqui, o fator agilidade é o primordial, uma vez que essa carga pode chegar em poucas horas a lugares distantes.

Aéreo Próximo Dia: Como o próprio nome já diz, chega no próximo dia ao despacho, utilizando a malha noturna. A agilidade também é um motivo a mais na utilização desse serviço.

O transporte aéreo de cargas como um todo tem algumas vantagens em relação a outros modais, além da rapidez, já citada. Uma delas é a facilidade na documentação, pois não há tantas complicações nesse sentido, outros dois pontos importantes são a maior cobertura de entrega, por alcançar maiores quilometragens em tempo bem menor, e a qualidade no atendimento.

Nossas 84 bases estão aptas a realizarem o last mile, essa última etapa e mais complexa dentro do processo de transporte aéreo. O last mile, ou última milha, é considerado por muitos operadores logísticos como o processo mais importante do supply Chain, pois é nesta etapa que ocorre a retirada do produto na companhia aérea e é realizada a entrega final do produto ao destinatário.

Carga lotação x carga fracionada

Dois termos técnicos de relevância no setor de transporte e logística de produtos são carga lotação e carga fracionada. Mas, afinal, qual a diferença entre eles e quais as vantagens de cada um?

A carga lotação, também conhecida como carga fechada, é feita por um único veículo, precisando ser transportada sozinha e com a ocupação total do meio de transporte. Nesse modelo, o transporte é realizado diretamente pela Mundial, sem que haja outras entregas durante o percurso. A burocracia nesse caso costuma ser reduzida, pois as entregas tendem a ser mais ágeis. Geralmente são utilizadas para cargas que:

– Tenham alguma particularidade específica;

– Mercadorias extremamente volumosas;

– Em que há a necessidade de equipamentos especiais para carga e descarga dentre outras.

A Mundial Logistics oferece, ainda, o serviço de carga lotação dedicada, quando o produto não ocupa a total capacidade do veículo, mas, mesmo neste caso, precisar ser transportado sozinho.

Já a carga fracionada é, basicamente, quando a carga ocupa uma parte do espaço do veículo, dividindo com outros tipos de mercadorias. Um exemplo é o envio de diversos produtos comprados no varejo, em que cada mercadoria pertence a um destinatário diferente.

É fundamental ressaltar que, seja qual for o modal de transporte escolhido pelos nossos clientes, a Mundial garante um deslocamento das cargas seguro e sem falhas, com a segurança e a experiência de mais de duas décadas no mercado de logística e marketing.


FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo para que a nossa equipe entre em
contato com você: