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Mundial Logistics: sua marca bem entregue

Mundial Logistics: sua marca bem entregue

Mundial Logistics: sua marca bem entregue

Em conversa com nossa diretora comercial, Daniela Teixeira, avaliamos os diferenciais que destacam a Mundial Logistics Group no mercado de logística promocional.

A propaganda é alma do negócio, e isso não é novidade. Sendo assim, a forma a qual uma marca é apresentada ao cliente é extremamente fundamental para agregar valor a mesma e para consolidá-la no mercado.

A maneira que um produto é exposto ao público vai além das campanhas de mídia tradicional — na TV, rádio e veículos impressos (jornais e revistas) e ‘on-line’. O termo “propaganda” não somente refere-se ao que vemos na televisão. Ainda mais quando trata-se de produtos de bens de consumo, a experiência “física”, tête-à-tête, pode ser determinante para a aquisição de um produto. É nesta etapa que a logística promocional se mostra efetiva.

Há mais de 23 anos, a Mundial Logistics Group atua neste mercado, com o lema: “Fazendo marcas venderem mais”.

Somos responsáveis por toda a operação logística envolvida no processo de fazer sua marca chegar aos pontos de venda, indo além de “receber, armazenar e distribuir”, mas também atuamos em ações que otimizem e qualifiquem a forma como a marca é vista por seus clientes. Realizamos um bate-papo com a Diretora Comercial do grupo, Daniela Teixeira, onde ela expõe o trabalho da Mundial Logistics, explicando como atuam nestas duas décadas trazendo visibilidade a grandes nomes da indústria, principalmente a de bens de consumo e Healthcare.

Qual a importância da Mundial no mercado de logística promocional no Brasil?

A Mundial é um dos maiores — senão o maior — ‘player’ dentro deste segmento. Ela tem mais de 23 anos de experiência, atuando com o mercado de bens de consumo, com foco na operação de logística promocional, e há aproximadamente sete a oito anos, no mercado farmacêutico. É uma empresa que se especializou na logística promocional. É claro que existem outras empresas que também atuam neste segmento, mas eu entendo que, em termos de qualidade e tecnologia, a Mundial acaba se destacando de seus concorrentes.

A logística promocional é, hoje, uma área em expansão. Onde nós conseguimos identificar as maiores oportunidades dentro deste campo?

A logística promocional está vinculada à experiência do consumidor, ao ponto de venda. Com a quarentena devido à pandemia, e todos em casa, o consumo on-line aumentou muito, e houve uma preocupação muito grande com relação ao futuro das lojas físicas. Mas agora, o que tenho percebido é que essa interação não vai mudar. Este acesso ao consumidor por meio dos pontos de venda, continuará. Por mais que sejam realizadas compras on-line, o consumidor ainda precisa da experiência da compra in loco. Então, entendo que estamos em uma fase transitória. As futuras gerações, talvez tenham outra visão, mas hoje, as pessoas ainda necessitam do relacionamento, do contato, de olhar, de pegar, de sentir, e aí, entra a logística promocional, onde a divulgação do produto é essencial.

Quando se trata da logística promocional para bens de consumo ou para saúde, que são os nichos principais da Mundial, quais são os diferenciais para uma logística promocional de outros setores, por exemplo?

Acredito que tudo esta interligado ao público que você quer atingir. Por exemplo, entre o healthcare e o bens de consumo, já tem uma diferença. Para a indústria farmacêutica, você pode falar de medicamentos de prescrição ou isentos de prescrição, e a logística promocional varia de um modelo para outro.

Para os medicamentos de prescrição, o público a ser atingido são os representantes e os médicos, atrelando o material de divulgação, como ‘papers’ falando dos produtos, bem como brindes e amostras grátis.

Já para os produtos de autos serviço, OTC (medicamentos de venda livre), que podem ser vendidos sem receita (médica), por exemplo, a linha de cosmecêuticos, a logística é voltada para o ponto de venda que está mais direcionada às redes de farmácias.

As estratégias vão sendo montadas conforme o público que se pretende atingir e onde se quer divulgar a marca.

Por exemplo, na logística promocional de consumo, eu não preciso me ater apenas a um ponto de venda, eu posso fazer patrocínio num megaevento, num show, num concerto, e claro, nos bares e restaurantes. Então, a logística promocional dos bens de consumo está muito ligada à estratégia para se chegar ao consumidor daquele produto.

Se pudéssemos definir o que a Mundial Logistics faz, desde que chega um projeto novo à empresa até a entrega final, você conseguiria dar algum passo a passo do que acontece na prática?

O que a Mundial faz? Entrega soluções para os seus clientes. Tudo referente à logística promocional, a Mundial procura ajudar o cliente de alguma forma, inclusive, nosso DNA é fazer as marcas venderem mais. Auxiliando os nossos clientes no desenvolvimento do melhor modelo de operação, definindo o melhor modal de distribuição para atender a campanha, respeitando os prazos especificados, sempre com o foco no sucesso da campanha, tendo um extensor que é M One. que atua como um braço do marketing no ponto de venda.

Então, além da logística, estamos conectados ao ponto de venda ajudando a positivar, negativar e fazendo auditorias, enfim, tudo que diz respeito ao marketing promocional que as indústrias precisam para fazer suas marcas venderem mais.

A Mundial Logistics tem condições, por meio das várias soluções que temos de “atender” aos clientes, não somente no armazenamento e transporte. Quando se fala “a logística é receber, armazenar e distribuir”, não é a mesma quando se trata de promocional. Realizamos os agendamento dos fornecedores de material promocional de nossos clientes, controlando a qualidade destes materiais quando eles chegam em nosso armazém, Temos um sistema de fotos e medidas, onde e disponibilizado em nosso site para os clientes e seus players visualizarem melhor o produto. Tem toda uma série de serviços agregados que a Mundial faz para os seus clientes, até para se diferenciar, pois, não queremos ser commodity, queremos ser a solução estratégica dos nossos clientes, fortalecer a parceria, e cada vez mais, fazer com que eles não tenham motivos para procurar outro parceiro. Procuramos atender plenamente as necessidades dos nossos clientes.

Para 2022, quais são as expectativas de crescimento da a empresa? Vão ter novas áreas de investimento, como vocês planejaram isso?

As expectativas para 2022 são muito boas. 2021 já entregou um resultado muito bom. E estamos com bons negócios em andamento. Com relação ao crescimento de receita, estamos desenvolvendo novos produtos, para aumentar nossa participação no segmento Healthcare e de bens de consumo. Analisando novas soluções para apresentarmos aos nossos clientes. Trabalhando com duas vertentes fortes na área comercial que é: trazer novos clientes e desenvolver novas ferramentas para aumentar o nível de satisfação, buscando identificar outras necessidades dos clientes para agregar valor ao nosso serviço.

Quais são as maiores conquistas e maiores desafios dentro do setor da logística promocional?

As conquistas, temos sempre que celebrar. Acabamos de renovar o contrato de um grande cliente que já está conosco há mais de dez anos, então isso reitera tudo que temos em termos de qualidade e serviço prestado, senão fosse assim, com certeza, não teríamos conseguido. Então essa é uma preocupação diária, conseguir este feedback positivo de nossos clientes, e ficamos realmente bastante satisfeitos quando o resultado é positivo. Também acabamos de fechar outro importante cliente para nosso portfólio, e isso reforça que estamos bem-posicionados no mercado.

Passamos, como todas as empresas passaram, por um período bastante conturbado no ano de 2020, e agora estamos num crescimento importante, recuperando nosso fôlego e para 2022 e 2023, temos projetos bem legais, mas que estão no forno ainda, então temos que segurar um pouquinho antes de começar a divulgar.

Qual o seu histórico na Mundial e como foi o desenvolvimento do seu plano de carreira?

Estou aqui na Mundial há um pouco mais de quatro meses, iniciei em outubro. O objetivo, ao assumir a área comercial, que engloba novos negócios, atendimento dos clientes atuais, e a área de ‘marketing’, é analisar e otimizar nossos processos comerciais, fortalecer a relação com os clientes atuais e expandir a empresa através de novos clientes e novos produtos. E estamos trabalhando nessas três frentes para que o crescimento da companhia seja sustentável.

BOX — Quem é Daniela Teixeira?

A atual Diretora Comercial da Mundial Logistics Group já veio com uma boa bagagem do mercado de logística, embora esta seja sua primeira experiência com bens de consumo. Daniela Teixeira já trabalhou tanto em operador logístico quanto em transporte, mas sempre focada no segmento de healthcare. Daniela avalia que a ida para a Mundial Logistics é também um desafio pessoal para conhecer como funciona a logística para bens de consumo e quais seus diferenciais “A troca é muito grande, e estou aprendendo bastante sobre esse novo mercado, assim como consigo contribuir com os conhecimentos adquiridos em anos atuando junto á indústria farmacêutica.”

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