O que é o Business Intelligence e quais são as vantagens do BI para suas ações?

Mundial Group abril 18, 2022

O uso do business intelligence (BI) na logística promocional é uma etapa determinante para alcançar bons resultados, isso porque ajuda na tomada de decisões e também oferece a possibilidade de descobrir a origem do problema que está gerando prejuízos e, principalmente, como tratar suas consequências.

Isso porque o BI é um conjunto de análises, tecnologias, metodologias e estruturas que auxiliam na tomada de decisão e também na hora de mensurar o retorno das ações e quais são os pontos fortes e fracos das operações realizadas. Além disso, permite a análise preditiva de modo rápido e exato, e oferece insights e tendências aos gestores, para que estes possam desenvolver diretrizes eficientes e eficazes para alcançar os resultados desejados. Portanto, quando o business intelligence é bem-aplicado, A logística promocional conquista processos cada vez mais ágeis e eficientes, que geram maior produtividade, ou seja, mais vendas e lucros.

Um sistema de BI coleta dados de diversos setores e não cruzá-los é um erro. Afinal, são estes dados que irão ajudar os gestores a tomarem decisões e validar os processos.

Para uma empresa alcançar o sucesso com o BI, é preciso dar atenção a dois pontos principais: O planejamento e a ferramenta tecnológica adequada. Isso porque um planejamento bem-estruturado ajuda a reduzir o tempo e os custos de implementação, já a escolha de uma ferramenta tecnológica correta irá melhorar a eficácia das decisões tomadas e trará melhores resultados.

As finalidades do BI: de planejamento a estratégias

Qual melhor forma de realizar a gestão e tratamento de elementos promocionais? Como integrar de forma mais eficaz as operações de entrega com as estratégias de marketing de uma empresa? Como fortalecer uma determinada marca, aumentar as vendas e fidelizar clientes? Essas são algumas perguntas que o sistema de BI pode te ajudar a responder, isso porque como dissemos anteriormente, ele vai levantar os dados de todos os setores envolvidos e cruzá-los, oferecendo assim informações para que os gestores consigam tomar as decisões mais assertivas.

É preciso ressaltar que a logística promocional exige decisões certeiras, no entanto, o problema pode estar no excesso de dados e informações soltos, que podem sobrecarregar qualquer pessoa. Por isso é necessário otimizar o processo, pois assim fica mais simples entender o que acontece. Isso a médio e longo prazo gera ainda mais insights para o desenvolvimento do negócio. Portanto, a tecnologia é uma aliada importante ou mesmo essencial.

Usando a tecnologia como aliada é possível criar estratégias que são direcionadas aos objetivos e necessidades dos clientes de maneira segmentada. Sem mencionar que os dados essenciais para o BI são atualizados em tempo real, para que todas as informações sejam mais precisas possíveis.

Fontes: Revista mundo logística, Infleet, Intelipost

    Fale Conosco

    Mensagem enviada com sucesso!