Vivencia-se, na atualidade, uma revolução global que afeta todos os segmentos da sociedade. Mudaram as formas de relacionamento, os modos de convívio e troca. O simples ato de comprar não obedece aos mesmos parâmetros de décadas atrás.
O futuro chegou. As inovações se estabelecem como ferramenta de atração e facilidade para o cliente e importantes ferramentas de competitividade.
A indústria do consumo se reveste de um novo perfil. Mais antenadas e participativas, as empresas investem em novas teorias de gestão. Elas traduzem a velocidade dos conceitos neste novo mercado. Neste contexto de grandes novidades estratégicas e inovações estruturais e funcionais, surge o Trade Marketing.
Comumente praticada pela indústria de consumo, o Trade Marketing aborda as relações entre fabricantes e canais de venda. Empresas que trabalham com pontos de vendas (PDVs), para distribuição de seus produtos, são as que mais se beneficiam do Trade Marketing.
Mas você sabe exatamente o que é Trade Marketing?
A expressão não é nova, mas causa muitas dúvidas. O conceito surgiu na década de 1990, em um cenário em que o nível de oferta ultrapassou o da procura. Inicialmente, o termo era usado apenas para designar a função de suporte dos fabricantes aos seus distribuidores. Para determinar a organização de promoções em prateleiras ou estandes em eventos ou nos PDVs. Com o tempo, foi ganhando espaço e passou a ser visto como estratégia de aproximação entre clientes e marca. Atualmente é bastante utilizada nos setores intermediários, como a distribuição, atacado e varejo.
Pode-se dizer, portanto, que o conceito de Trade Marketing vai ao encontro da necessidade de atender os desejos do varejo. Promove um contato próximo entre marca e consumidor, por meio de canais de distribuição. Visto com uma área específica do marketing está diretamente relacionado com as ofertas do mercado atacadista, varejista ou distribuidor. É ele quem orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, a partir do estudo das necessidades dos consumidores. Assim, maximiza o processo de vendas, a partir da valorização dos produtos e serviços em PDVs.
Sendo assim, é importante ressaltar que o Trade Marketing denomina uma segmentação da área de marketing voltada para o atendimento de necessidades de vendas, ou seja, os PDVs estão constantemente lotados de apelos promocionais. Assim, as estratégias de marketing presentes nesses locais vão além dos anúncios expostos. Até mesmo a forma como estão dispostos nas gôndolas pode determinar algum tipo de vantagem competitiva para produtos e serviços.
Entre as vantagens para o B2B estão:
- Recomendar estratégias e táticas de marketing;
- Gerenciar investimentos nos canais de venda;
- Desenvolver calendários e atividades nos PDVs;
- Avaliar resultados das atividades promocionais;
- Recomendar e analisar performance de vendas;
- Recomendar preços e descontos;
- Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas;
- Apresentar análises de mercado para os clientes;
- Desenvolver eventos para criar laços com o shopper e os consumidores.
O Trade Marketing é de extrema importância para a Mundial Logistics Group e um dos maiores focos de atuação, com a logística promocional.
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Fonte: linkedby.com.br
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