Siga-nos!

Trade Marketing: quais as vantagens para o B2B

Trade Marketing: quais as vantagens para o B2B

Trade Marketing: quais as vantagens para o B2B

Vivencia-se, na atualidade, uma revolução global que afeta todos os segmentos da sociedade. Mudaram as formas de relacionamento, os modos de convívio e troca. O simples ato de comprar não obedece aos mesmos parâmetros de décadas atrás. 

O futuro chegou. As inovações se estabelecem como ferramenta de atração e facilidade para o cliente e importantes ferramentas de competitividade.

A indústria do consumo se reveste de um novo perfil. Mais antenadas e participativas, as empresas investem em novas teorias de gestão. Elas traduzem a velocidade dos conceitos neste novo mercado. Neste contexto de grandes novidades estratégicas e inovações estruturais e funcionais, surge o Trade Marketing.

Comumente praticada pela indústria de consumo, o Trade Marketing aborda as relações entre fabricantes e canais de venda. Empresas que trabalham com pontos de vendas (PDVs), para distribuição de seus produtos, são as que mais se beneficiam do Trade Marketing.

Mas você sabe exatamente o que é Trade Marketing?

A expressão não é nova, mas causa muitas dúvidas. O conceito surgiu na década de 1990, em um cenário em que o nível de oferta ultrapassou o da procura. Inicialmente, o termo era usado apenas para designar a função de suporte dos fabricantes aos seus distribuidores. Para determinar a organização de promoções em prateleiras ou estandes em eventos ou nos PDVs. Com o tempo, foi ganhando espaço e passou a ser visto como estratégia de aproximação entre clientes e marca. Atualmente é bastante utilizada nos setores intermediários, como a distribuição, atacado e varejo.

Pode-se dizer, portanto, que o conceito de Trade Marketing vai ao encontro da necessidade de atender os desejos do varejo. Promove um contato próximo entre marca e consumidor, por meio de canais de distribuição. Visto com uma área específica do marketing está diretamente relacionado com as ofertas do mercado atacadista, varejista ou distribuidor. É ele quem orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, a partir do estudo das necessidades dos consumidores. Assim, maximiza o processo de vendas, a partir da valorização dos produtos e serviços em PDVs.

Sendo assim, é importante ressaltar que o Trade Marketing denomina uma segmentação da área de marketing voltada para o atendimento de necessidades de vendas, ou seja, os PDVs estão constantemente lotados de apelos promocionais. Assim, as estratégias de marketing presentes nesses locais vão além dos anúncios expostos. Até mesmo a forma como estão dispostos nas gôndolas pode determinar algum tipo de vantagem competitiva para produtos e serviços.

Entre as vantagens para o B2B estão:

  • Recomendar estratégias e táticas de marketing;
  • Gerenciar investimentos nos canais de venda;
  • Desenvolver calendários e atividades nos PDVs;
  • Avaliar resultados das atividades promocionais;
  • Recomendar e analisar performance de vendas;
  • Recomendar preços e descontos;
  • Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas;
  • Apresentar análises de mercado para os clientes;
  • Desenvolver eventos para criar laços com o shopper e os consumidores.

O Trade Marketing é de extrema importância para a Mundial Logistics Group e um dos maiores focos de atuação, com a logística promocional

Você quer saber como nós podemos te auxiliar no aumento das vendas?

Entre em contato e conheça a fundo nossas soluções.

Fonte: linkedby.com.br

Crédito da imagem: iStock.com/PeopleImages

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo para que a nossa equipe entre em
contato com você: