Tudo o que você precisa saber sobre Logística 4.0 e como essa nossa tendência irá transformar os processos da sua empresa

admin novembro 14, 2019

Se você ainda não está familiarizado com o termo Logística 4.0, pode se preparar porque essa expressão vai ficar cada vez mais comum do ambiente empresarial. Esse termo se refere a nova fase do mercado da logística, que está extremamente conectada e preparada para atender aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0.

Mas antes, o que é indústria 4.0?

Nós já vivemos na era da quarta revolução industrial, que é aquela que compreende tudo relacionado a automação de fábricas por meio de sistemas que são autossuficientes. Para suprir essa nova demanda, todos os sistemas têm tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, realizando uma junção em redes inteligentes incorporadas a cadeia de suprimentos (Supply Chain).

E como a Logística entra nesse jogo?

Para atender a essas novas exigências do mercado, é preciso investir em tecnologia a fim de otimizar processos. Antigamente, era comum se trabalhar com grandes estoques, e lidar com o risco de perder lotes gigantescos por perda de prazo e validade, além de dificuldades de armazenamento. Hoje em dia, é essencial trabalhar na gestão inteligente de estoques, e utilizar a tecnologia para isso!

De maneira geral, a Logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional e tem como objetivo principal investir em tecnologia para conseguir aumentar o market share.

Quais os benefícios?

As tecnologias de informação e comunicação possibilitaram uma integração muito maior entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. Clientes, indústrias, armazéns e transportadoras podem, e devem, trocar dados relevantes e utilizar esses dados para otimizar todos os processos.

Com isso, a indústria como um todo ganha muito em prazo, redução de estoque, otimização de espaços e custos de armazenagem, melhor aproveitamento das frotas e otimização de custos, maior segurança da cadeia de fornecimento, menos burocracia nos processos e grande geração de dados relevantes que auxiliam na tomada de decisão.

O resultado é o aumento das margens de lucro das transportadoras e também o aumento da satisfação dos clientes!

A Mundial Logistics entende essa nova demanda do mercado e investe em processos inteligentes e otimizados, de forma a aumentar a sua satisfação e produtividade. Trabalhamos para fazer você vender mais! Conheça nossa tecnologia e nossas soluções!

Fale Conosco

Mensagem enviada com sucesso!