Como uma auditoria, a SMETA representa um grande ganho para o mercado em geral, pois aponta quais empresas estão atuando de acordo com parâmetros considerados éticos e seguros.
A preocupação com fatores que envolvem o bem-estar e a segurança dos funcionários de uma empresa, assim como a sustentabilidade, tem ganho cada vez mais importância no mundo corporativo.
Por isso, investir em auditorias sociais é uma das formas mais eficientes de proteger as empresas, pois a certificação garante que foram cumpridas as normas necessárias para um funcionamento seguro.
O que é uma auditoria social
Uma auditoria social trata-se de uma avaliação dos procedimentos de uma corporação com relação ao impacto e à responsabilidade social da mesma.
Podemos resumi-la como uma avaliação às condições de trabalho dentro de uma empresa, tendo como premissa o monitoramento da segurança, a saúde dos seus funcionários, e a avaliação de seus fornecedores.
O que é SMETA
SMETA (Auditoria do Comércio Ético dos Membros Sedex), para fácil entendimento, consiste numa compilação de boas práticas. Não é um código de conduta, um processo de certificação nem metodologia, trata-se de um procedimento de auditoria social e ética.
Nessa auditoria, a empresa é submetida a uma avaliação com base nos padrões éticos de trabalho, como:
– Meio ambiente
– Ética comercial
Foi criada pela SEDEX em 2004, tendo como objetivo o fácil compartilhamento dos dados da auditoria, melhorando assim o ambiente de trabalho dos fornecedores.
O que é SEDEX
Sedex é uma organização global que atua através de sua plataforma online, tendo como objetivo a ética no comércio, fornecendo serviços e ferramentas que ajudam as corporações a funcionarem de forma responsável.
Sendo assim, melhorando as condições de trabalho de seus colaboradores, assim como se
atentado a métodos sustentáveis.
O que muda para a Mundial
Alguns dos pontos positivos e agregadores do SMETA que podemos citar, são:
– Os métodos de avaliação utilizados na auditoria têm foco no rendimento positivo;
– Fornecimento de dados comparativos com base em outras empresas;
– Melhoria da gestão da cadeia de abastecimento logístico;
– Maior nível de segurança para as equipes internas e externas;
– Motivar e melhorar a equipe de trabalho.
Qual a importância para os nossos clientes
O SMETA tem como base o código ETI (Ethical Trade Initiative), que é fundamentado em quatro pilares básicos, que são:
● saúde e segurança;
● ambiente prático;
● normas laborais;
● ética comercial.
Por isso a importância que a sua empresa se filie a gestoras logísticas que entendam e trabalhem diariamente tendências como a certificação SMETA.
Por que é importante se preocupar com a certificação SMETA na hora de escolher uma empresa parceira?
Os especialistas que realizam as auditorias SMETA são profissionais e empresas de gestão de risco com grande experiência e reconhecidas internacionalmente.
Por isso, fica claro a importância de contar com empresas que possuem o reconhecimento SMETA, pois além de passarem por todo processo de auditoria, elas são capazes de garantir uma conduta ética e exemplar.
Além disso, é uma forma de combater e boicotar empresas que praticam abusos de direitos humanos, como o trabalho em situações análoga a escravidão e o trabalho infantil.
Por fim, cabe a você no momento de escolher uma gestora logística, confirmar a existência da certificação SMETA.
Entre em contato com nosso time de atendimento. Faremos a diferença em suas vendas através de soluções especiais, certificadas, éticas e seguras.
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