Medidas de cibersegurança adotadas pela Mundial Logistics Group garantem total proteção de dados

Mundial Group abril 4, 2022

A cibersegurança é um conjunto de medidas tecnológicas que protege computadores, redes, programas e informações que são processadas, armazenadas e transportadas nos sistemas interligados das empresas de qualquer invasão suspeita, evitando assim prejuízos para as pessoas físicas e jurídicas. Também é essencial para os negócios no que diz respeito ao bloqueio das ameaças digitais e a Mundial Logistics Group está estruturada para trabalhar de forma totalmente segura, inclusive no que diz respeito aos dados dos clientes.

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, em 2020, é imprescindível criar estratégias e procedimentos de segurança de informação que podem garantir maior proteção dos dados das empresas e de seus clientes.

Para combater os constantes ciberataques feitos pelos hackers, a cibersegurança adota uma defesa mais unificada. Por isso, é importante que os profissionais, os processos e a tecnologia sejam projetados para trabalhar juntos. Numa empresa com boa estrutura e alinhamento adequado entre os envolvidos, como a Mundial Logistics Group, os sistemas de cibersegurança podem detectar, investigar e resolver possíveis fraquezas e vulnerabilidades no sistema antes que possam ser explorados por um hacker. Confira algumas medidas adotadas pela empresa:

  • Acessar sites com “HTTPS” ou com um cadeado ao lado do URL, pois isso garante a segurança do website pelo qual navega;
  • Tem sistemas de backup, realizando-o periodicamente;
  • Possui uma equipe de TI que orienta e tira dúvidas em qualquer eventualidade;
  • Segue todas as regras da política de privacidade da empresa.

Vale ressaltar que um dos objetivos da cibersegurança é lançar estruturas capazes de ajudar as empresas a entender seus riscos e melhorar as medidas de proteção. Outro ponto importante é oferecer condições de notificar os envolvidos em caso de ciberataques e acionar o governo o mais rápido possível, buscando de imediato a reparação dos danos.

Confira sete importantes medidas de cibersegurança adotadas pela Mundial Logistics Group:

1. Mantenha softwares atualizados

Os softwares precisam de atualizações regulares, pois modificam e renovam suas estruturas periodicamente. E sistemas desatualizados comprometem a segurança e causam danos aos dados da sua empresa.

2. Use assinaturas digitais

Esse serviço possibilita que a empresa assine documentos digitalmente com validade jurídica. Dessa forma a organização cumpre as exigências legais e aumenta o nível de confiança para os clientes.

Outro ponto positivo é que cada usuário interno tem uma identidade, aumentando assim a segurança e confiabilidade das informações. As assinaturas digitais são uma forma de criptografia e podem proteger as empresas de fraudes.

3. Efetuar testes de segurança periodicamente

Realizar testes de segurança regularmente é fundamental para checar se as informações estão protegidas e detectar falhas, dando um panorama sobre as medidas que foram tomadas.

A melhor forma de realizá-los é contratando uma empresa terceirizada. Essa empresa deve invadir os sistemas internos, testando assim as falhas existentes.  Afinal, a maioria dos ciberataques bem-sucedidos exploram as suscetibilidades conhecidas nos sistemas. 

Portanto, investir na análise das vulnerabilidades e nas ações preventivas de proteção é necessário para garantir uma segurança básica eficaz.

4. Adequar-se à LGPD e proteção dos dados dos clientes 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020 no Brasil, regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais, garantindo maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados e obriga a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados. 

5. Fazer backups regulares

Fazer backups regularmente é a melhor alternativa para recuperar informações que tenham sido apagadas do banco de dados, por erros de hardware ou acidentes. A dica aqui é definir uma política de backup. Lembrando que o acesso aos arquivos deve ser rigoroso e as cópias precisam ser checadas periodicamente.

6. Investir em serviços especializados em cibersegurança

O investimento em serviços especializados é uma maneira de não correr riscos e garantir que sua empresa estará protegida pelo que há de mais atual no mercado. Além disso, o suporte de profissionais capacitados para diversos problemas também é importante para os momentos de necessidade.

7. Gestão de cibersegurança na nuvem

Fazer a gestão de cibersegurança na nuvem – que permite acessar o sistema web de uma organização a partir de qualquer lugar – protege a sua empresa dos riscos da descentralização do armazenamento de dados e da mudança de perímetro.

Seguindo essas dicas sua empresa poderá proteger os dados de modo eficiente, evitando surpresas desagradáveis com invasões. 

Fontes: Sites Net Support, Aser Securit e Algar Tech

Crédito da Imagem: iStock.com/solarseven

    Fale Conosco

    Mensagem enviada com sucesso!