O trade marketing visa fortalecer a marca, aumentar as vendas, fidelizar os clientes. Para que isso aconteça, ele depende de uma parte muito importante, que é feita pela logística promocional, como o abastecimento de eventos e pontos de venda (PDVs) com os materiais necessários, acordados com os clientes, como brindes, uniformes, toda a parte de comunicação visual, entre outros.
A logística promocional é um ponto crucial para que as campanhas de marketing sejam bem-sucedidas e, devido a isso, requer muito planejamento, análises e acompanhamento.
É composta por várias etapas, que vão desde o recebimento dos materiais, até a montagem de kits e envio para as lojas. Ela é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing e causa influência sobre o sucesso da estratégia adotada.
Para garantir a eficiência operacional e, consequentemente, um desempenho satisfatório, alguns pontos estratégicos são fundamentais, como:
- Planejamento da disponibilidade de estoques
A logística promocional possui diversas fases e a gestão dos estoques de materiais é um ponto crucial. Nesse sentido, para garantir que o planejamento seja cumprido, é preciso ter conhecimento das demandas dos PDVs e determinar quais as quantidades necessárias para atendê-las.
Também é importante alinhar o cronograma na hora de negociar com o fornecedor, já que o prazo de envio deve ser bem menor que o tempo necessário para disponibilizar os itens no PDV.
2. Padronização dos processos
Algumas atividades, como o manuseio dos materiais e a montagem dos kits, podem requerer um cuidado maior ou uma forma adequada de execução. Nesse sentido, se uma equipe interna é responsável por essa etapa, é necessário padronizar e formalizar os métodos de trabalho ideais.
Por outro lado, se o processo é executado pelo operador logístico, deve-se repassar as orientações e alinhar as necessidades, garantindo que o parceiro de negócio colocará o modelo em prática — isso é importante para evitar avarias, envio de kits incompletos, entre outras perdas que podem acontecer na operação.
Nossa preocupação é conscientizar da importância da embalagem na integração logística tendo uma visão globalizada do processo.
3. Atenção aos prazos
Quando se estabelece um prazo para que o material esteja disponível no PDV, deve-se considerar que isso não envolve apenas o processo de entrega. Em outras palavras, é preciso planejar os prazos do fornecedor, os de estoque (recebimento, armazenagem, separação), de montagem e, por fim, o de transporte.
Isso significa que todas as variáveis devem ser bem planejadas e executadas com o foco em cumprir o cronograma geral, evitando atrasos – imagine um produto novo no ponto de venda sem a devida comunicação visual, ou uma equipe sem os uniformes: a estratégia será totalmente falha.
4. Seleção de parceiros confiáveis
Outro ponto que vale a pena citar é a importância de escolher um bom operador logístico para prestar os serviços. Nesse sentido, os cuidados envolvem:
- A reputação da empresa no mercado;
- A avaliação dos clientes;
- Os prazos e preços praticados;
- A relação custo-benefício;
- O investimento em tecnologia (modernização e eficiência dos processos, além da possibilidade de monitorar cada etapa da operação).
5. Monitoramento do processo da logística promocional
Por fim, também é importante monitorar cada fase de toda a operação, visto que isso ajuda a identificar falhas com antecedência e permite uma ação rápida – e mais eficaz. Dessa forma, se existe um problema ainda na entrega do fornecedor, por exemplo, torna-se possível tomar decisões ou reorganizar os processos para que o atraso não gere impactos no envio para o PDV.
A Mundial Logistics Group é uma empresa especializada em logística promocional, que oferece ao mercado soluções completas e inovadores para toda a cadeira do marketing. Ela cuida de toda a gestão dos processos logísticos para materiais promocionais do trade, varejo e PDV.
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Fonte: www.cotlog.com.br